A Polícia Federal em Mato Grosso do Sul colocou em prática, na manhã desta terça-feira (10), a segunda etapa da Operação Ajura, voltada ao enfrentamento de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas, com ramificações em Dourados e outros estados. Os nomes dos envolvidos ainda não foi divulgado.
Nesta fase da ofensiva, os policiais federais cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e quatro ordens de busca e apreensão, além de executar o bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 362 milhões, montante atribuído ao patrimônio do grupo investigado.
As medidas foram autorizadas pela 1ª Vara da Justiça Criminal Estadual de Dourados e resultaram em diligências nos municípios de Ponta Porã, Ribeirão Preto e Jardinópolis.
Segundo a Polícia Federal, a operação é desdobramento de grandes apreensões de cocaína realizadas em 2022 e 2023 na região de Dourados. O objetivo principal desta etapa é estrangular o braço financeiro do crime organizado, reduzindo a capacidade de atuação da quadrilha e enfraquecendo sua logística e movimentação de recursos.