A terça‑feira (24) amanheceu gelada em Dourados, com termômetros registrando 1,7 °C às 4h30, a menor temperatura do ano na cidade, de acordo com a Estação Agrometeorológica da Embrapa, conforme divulgado pelo Guia Clima. A combinação de umidade relativa do ar em 90% reforçou a sensação de frio intenso e criou condições propícias à formação de geada fraca. Na sequência, à 00h03, a mínima registrada foi de apenas 5,5 °C – alta por volta deste horário, o que indica a persistência do frio.
Às 7h30, os termômetros marcavam 4 °C, com umidade em 78%, ventos fracos (2,5 km/h) e ausência de chuva recente. O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho, e já mostrou que está chegando com força: na segunda‑feira (23), a mínima foi de 5,3 °C e a máxima alcançou 21,7 °C, com 5 mm de chuva, elevando o acumulado do mês para 93,7 mm .
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso amarelo de ondas de frio, indicando temperaturas pelo menos 5 °C abaixo da média por 2 a 3 dias. O alerta permanece ativo até quinta‑feira pela manhã, sugerindo atenção especial à saúde de grupos vulneráveis .
A mais recente base de dados do Guia Clima, mantida pela Embrapa Agropecuária Oeste há mais de quatro décadas, aponta que cerca de 25% das geadas em Dourados ocorrem em junho, sendo 78% de intensidade média ou forte. O índice histórico reforça o potencial de danos, principalmente em áreas agrícolas nas imediações.
Com a previsão de continuada queda nas temperaturas e clima seco na região sul do Mato Grosso do Sul até pelo menos meados de setembro, a Embrapa e a Defesa Civil recomendam que a população:
Enquanto esta terça promete baixa máxima em torno de 14 °C, os dias próximos devem apresentar melhora gradual, com temperaturas variando entre 21 °C e 28 °C nos horários quentes. No entanto, a mínima permanecerá abaixo dos 15 °C até sexta-feira, com chance de chuva leve na quinta‑feira .