O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida presidencial, segundo a nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11), em todos os cenários de primeiro e segundo turno, publica a revista Veja.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) — herdeiro do pai ex-presidente e que consolidou-se como o principal opositor de Lula e ocupa o segundo lugar em todos os cenários em que é testado — reduziu a desvantagem para o petista no segundo turno: a distância, que era de dezesseis pontos em agosto de 2025, caiu para dez em dezembro e chegou a cinco agora.
Uma diferença fundamental é que no levantamento de janeiro aparecia o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cuja candidatura ao Planalto parece uma hipótese cada vez mais remota. Dentre os nomes indicados pelo PSD, o governador do Paraná, Ratinho Jr., é o que mais se aproxima.
PRIMEIRO TURNO
Cenário 1
Lula (PT): 35%
Flávio Bolsonaro (PL): 29%
Ratinho Júnior (PSD): 8%
Romeu Zema (Novo): 4%
Aldo Rebelo (DC): 1%
Renan Santos (Missão): 1%
Indecisos: 7%
Branco/nulo/não vai votar: 15%
SEGUNDO TURNO
Lula (PT): 43% x 38%: Flávio Bolsonaro (PL)
Lula (PT): 43% x 35%: Ratinho Júnior (PSD)
Lula (PT): 42% x 32%: Ronaldo Caiado (PSD)
Lula (PT): 43% x 32%: Romeu Zema (Novo)
Lula (PT): 42% x 28%: Eduardo Leite (PSD)
Lula (PT): 44% x 25%: Aldo Rebelo (DC)
Lula (PT): 44% x 25%: Renan Santos (Missão)
O levantamento da Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%, e o protocolo de registro na Justiça Eleitoral é BR-00249/2026.