O Paulistão chega à última rodada da primeira fase neste domingo com quatro vagas para o mata-mata e um rebaixamento em aberto. Todas as partidas estão marcadas para às 20h30 deste domingo.
Até o momento Novorizontino, Palmeiras, Bragantino e Portuguesa já garantiram a classificação para as quartas de final.
Na briga pela classificação estão Corinthians, Guarani, Botafogo-SP, São Paulo, Capivariano, Santos, Mirassol e São Bernardo - além do Primavera. com chances remotas. Já os que lutam para permanecer no Paulistão são Primavera, Noroeste e Velo Clube. A Ponte Preta está rebaixada para a Série A2 desde a sétima rodada.
Confira as partidas da oitava rodada e, abaixo, as contas de cada time, além da matemática para fugir do rebaixamento:
Corinthians: Basta vencer o São Bernardo para garantir a classificação. Já em caso de empate, precisa torcer contra Santos, Botafogo-SP ou Capivariano, Guarani e São Paulo para ficar vaga. Se perder, a classificação fica bem ameaçada, pois o São Bernardo supera o Timão e todos que estão na briga podem ultrapassá-lo.
Guarani: Basta vencer o Palmeiras para garantir a classificação.Em caso de empate, precisa torcer para um empate entre Botafogo-SP e Capivariano; ou vitória do São Bernardo contra o Corinthians; ou para que um de São Paulo e Santos não vença. Já em caso de derrota, precisa que dois de Santos, Mirassol e São Bernardo não vençam, ou até mesmo a derrota do São Paulo.
Botafogo: Basta vencer o Capivariano para garantir a classificação. Em caso de empate, precisa que dois times entre São Paulo, Santos e Guarani não vençam seus jogos para ficar com a vaga. Já se perder, precisa que todos os citados percam suas partidas.
São Paulo: Basta vencer a Ponte para garantir a classificação. Em caso de empate, Capivariano, Santos, Mirassol e São Bernardo não pontuem para ir às quartas. Já se perder, precisa da derrota de todos os já citados, ao mesmo tempo, para ficar com a vaga.
Capivariano: Basta vencer o Botafogo para garantir a classificação. Já se empatar, o único cenário de classificação é São Bernardo, Mirassol e Santos não ganharem e o São Paulo perder, ao mesmo tempo. Em caso de derrota o time está eliminado.
Santos: Se vencer, o Santos precisa que um time entre Capivariano ou Botafogo, São Paulo, Guarani e Corinthians não vença. Em caso de empate ou de derrota, o Santos não se classifica, mas não corre risco de rebaixamento.
Mirassol: Se vencer, o Mirassol precisa torcer para derrota de Corinthians ou São Bernardo, Guarani, São Paulo e Santos, para buscar uma vaga classificatória. Em caso de empate ou de derrota, o Mirassol não se classifica, mas não corre risco de rebaixamento.
São Bernardo: Se vencer, o São Bernardo precisa torcer para derrota de Guarani, São Paulo, Capivariano, Santos e Mirassol, para buscar uma vaga classificatória. Em caso de empate ou de derrota, o São Bernardo não se classifica, mas não corre risco de rebaixamento.
Velo: Precisa da vitória contra o Santos para garantir a permanência. Em caso de derrota ou empate está rebaixado.
Noroeste: Precisa de uma vitória para garantir a permanência, em caso de empate ou derrota para o Primavera precisa que o Velo não vença sua partida para garantir a permanência.
Primavera: Precisa de uma vitória ou de um empate contra o Noroeste para garantir a permanência. Em caso de derrota precisa que o Velo não vença sua partida. O Fantasma também tem chances remotas de classificação - precisa vencer o Noroeste, torcer por derrotas de São Paulo e Capivariano, e que Santos, São Bernardo e Mirassol no máximo empatem.